Orientacoes Pré-Cirurgia


O tratamento pré-cirúrgico visa, além da avaliação nutricional do paciente, promover desde então a melhora dos hábitos alimentares. Se alimentar de forma equilibrada é muito importante, principalmente após a cirurgia, quando o paciente come poucas quantidades, desta forma necessitando escolher bem os alimentos para não apresentar deficiências de nutrientes.

O tratamento nutricional não pode se limitar à perda de peso e deve contemplar todos os aspectos da saúde nutricional.

A cirurgia bariátrica possibilita a obtenção de resultados rápidos no que diz respeito à perda de peso. Porém, se faz necessário salientar que o paciente precisa mudar seu estilo de vida, para obter não só o peso esperado, mas principalmente para ganhar saúde. Não veja a cirurgia como uma mágica; os resultados dependem do seu esforço. Esta mudança deve ser estimulada e construída desde antes da ocorrência do processo cirúrgico. Deve ocorrer um “casamento” do paciente com a equipe multidisciplinar de saúde, que estará sempre auxiliando no seu tratamento.

Um aspecto importante a ser considerado antes da cirurgia é a mastigação. A maioria das pessoas se alimenta de forma errada, rápido demais. Depois da cirurgia se faz necessário mastigar muito bem os alimentos para evitar possíveis dores ou problemas de obstrução no trato gastrintestinal. Você já reparou quantas vezes você mastiga o alimento antes de engolir? Então é bom começar a treinar desde agora; não é fácil mudar, e isto não deve ser deixado para a última hora.

Um outro fator fundamental é o envolvimento da família. Todos devem participar desta melhora dos hábitos alimentares. Ter hábitos alimentares saudáveis é importante para todos, significa ganho de saúde e qualidade de vida, e independe da necessidade de emagrecer. Logo, não é correto separar a comida do paciente que opera. Obviamente, as quantidades serão diferentes, mas a qualidade deve ser a mesma.

Informe-se, participe das reuniões para maiores esclarecimentos. O sucesso da cirurgia também depende de uma boa informação do paciente, que deve estar ciente de todo o processo.