Anemia
Por que deve-se ter cuidado com a anemia após a cirurgia bariátrica?
                      
Na cirurgia há um desvio do intestino delgado, e já que os   alimentos não passam pelo duodeno, onde a maior parte do ferro, folato,   zinco, cálcio e outros é absorvida, pode ocorrer deficiência destes   nutrientes. Também, com a redução do estômago, há conseqüentemente uma   redução na produção do ácido clorídrico. Deve-se enfatizar que o ácido é   que melhora a absorção do ferro não heme, quer dizer, o ferro presente   nos alimentos de origem vegetal. 
Quais são os alimentos ricos em ferro?
As carnes (de boi, frango, peixe), feijões, ervilha, folhosos verde-escuros, flocos de cereais enriquecidos, etc. 
O que pode prejudicar a absorção de ferro?
Vários fatores podem atrapalhar o aproveitamento do ferro pelo   organismo. Entre eles, podemos citar a ingestão de cálcio numa mesma   refeição (ou seja, adicionar leite ou derivados ao almoço ou jantar), o   consumo de algumas substâncias chamadas oxalatos, fosfatos e fitatos,   presentes nos refrigerantes de cor escura, chá preto, café, mate,   chocolate, espinafre e beterraba. 
Mas... a beterraba não é rica em ferro? 
Ela possui bastante ferro, porém é rica na substância que impede sua absorção, chamada oxalato.
E o que pode ser feito para melhorar o aproveitamento do ferro em nosso organismo?
Os ácidos, o açúcar natural (frutose) e a vitamina C encontrados   nas frutas podem ajudar na absorção do ferro; daí a importância de   preferir frutas como sobremesa das grandes refeições (almoço e jantar). A   proteína das carnes também melhora o aproveitamento do ferro; por isso é   importante sempre consumir algum tipo de carne nas grandes refeições.
Obs.: O fígado, apesar de ser fonte de ferro, não deve ser   muito utilizado (no máximo de 15 em 15 dias), pois possui muita gordura,   além de acúmulo de hormônios e antibióticos dados aos animais.
E não se esqueça de tomar sempre seu suplemento de vitaminas e minerais! Previna-se contra a anemia!
